Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cuphea cunninghamiifolia T.B.Cavalc. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-03-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Rafael Borges


Justificativa

Endêmica do Brasil, é encontrada nos estados de Goiás (Cavalcanti & Graham, 2013), no município de Alto Paraíso e no Distrito Federal (CNCFlora, 2013). Tem AOO estimada em 12 km². Ocorre no Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013), sendo encontrada em solo arenoso às margens de corpos d’água com Matas de Galeria, em altitudes entre 700 m e 830 m (Cavalcanti & Noronha, 2009). Suas localidades de ocorrência e sua presença em unidade de conservação (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros), denotam três situações de ameaça. Seu hábitat está comprometido pelas atividades agropecuárias (Sano et al., 2010), muito comuns no estado de Goiás. Embora a maior parte das pastagens utilizadas para a prática pecuarista seja natural, a pecuária é essencialmente extensiva em toda a região (Sano et al., 2010), o que contribui para o declínio contínuo da EOO e AOO. Além disso, continuam a ser amplamente praticadas as tradicionais queimadas para a preparação do solo e para o estímulo à rebrota do capim nessas áreas (MMA/ICMBio 2009). Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a espécie encontra-se ameaçada pelo turismo desordenado (MMA/ICMBio, 2009) e por espécies invasoras, como o capim-gordura (Melinis minutiflora) e braquiária (Urochloa decumbens) (Ziller, 2001).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cuphea cunninghamiifolia T.B.Cavalc.;

Família: Lythraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Kew Bull. 46: 261, fig. 4. 1991. A espécie possui folhas glaucas, com a nervura central amarelada e proeminente na face abaxial (Borges, com. pess.).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo do estado de Goiás (Cavalcanti & Graham, 2013), onde foi coletada no município de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, próximo da Cachoeira de rio Preto, perto do povoado São Jorge (J.R. Pirani 1667). Encontrada também no Distrito Federal, na Fazenda Água Limpa (P.S. Carvalho et al. 40) e em Saia Velha (E.P. Heringer 8223). Coletada altitudes entre 700 e 830 m (Cavalcanti, 1991).

Ecologia

Subarbusto de ocorrência no Cerrado (Cavalcanti & Graham, 2013). Encontrada crescendo em solo arenoso às margens de um corpo d’água com Mata de Galeria de vegetação de Cerrado da chapada (Cavalcante & Noronha, 2009).

Reprodução

A planta apresenta predominância de flores em novembro, apesar de frutificação poder apresentar frutificação nesta época (Cavalcanti, 1991).

Ameaças

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes A espécie ocorre no estados de Goiás onde são muito comuns as culturas agrícolas, que estão entre ameaças existentes para a vegetação nativa (Sano et al., 2010).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Assim como a agricultura, a pecuária também é preocupante para a conservação do Cerrado, sendo uma atividade comum no estado de Goiás (Sano et al., 2002).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade low
Detalhes O turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pode ser uma das principais ameaças para a espécie neste local, visto a falta de infraestrutura básica nos municípios de entorno do Parque para que esta atividade seja realizada sem impactos ambientais (MMA/ICMBio, 2009).

8.1.2 Named species
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de Brachiaria, ameaça a diversidade natural do cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes Embora a maior parte das pastagens utilizadas para a prática pecuarista seja natural e a pecuária seja essencialmente extensiva em toda a região, continuam a ser amplamente praticadas as tradicionais queimadas para preparação do solo e estímulo à rebrota do capim, o que implica em conhecidos riscos ligados à perda de controle sobre o fogo e propagação em áreas de relevância ecológica (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Referências

- Cavalcante, T.B. & Graham, S. 2013. Lythraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB115753>.

- Cavalcante, T.B. & Noronha, S.E. 2009. Lythraceae In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496 p.

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/pm_chapada_dos_veadeiros_1.pdf>. Acesso em 03 setembro 2013.

- Sano, E.E.; Rosa; R.; Brito, J.L.S.; Ferreira, L.G. 2010. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal - Bioma Cerrado: ano base 2002. Brasília-DF. MMA/Série Biodiversidades, v.36. 96p.

- Ziller, S.R. 2001. Os processos de degradação ambiental originados por plantas exóticas invasoras. Revista Ambiente Florestal. Disponível em: <http://institutohorus.org.br/download/artigos/Ciencia%20Hoje.pdf> Acessado em 28 agosto 2013.

Como citar

CNCFlora. Cuphea cunninghamiifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cuphea cunninghamiifolia>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 25/11/2014 - 16:59:47